A habilidade técnica é suficiente no atendimento ao cliente?

30/04/2017

O que é preciso para que os clientes fiquem satisfeitos com o atendimento? Mesmo tendo vários funcionários plenos e capacitados para lidar com eles, por que o cliente continua tendo motivos para reclamações? O que é preciso fazer para ter qualidade aos olhos do consumidor?

 

 

 

Frequentemente, essas perguntas perseguem os gestores de suporte ou atendimento que ficam com a constante impressão de que existe alguma coisa fora do lugar. Equipes que são profundamente conhecedoras de suas atividades não entregam o resultado com a qualidade que se espera delas. Onde está o problema?

Para buscar responder à questão, podemos listar sete fatores que fazem a diferença em um atendimento. São eles:

 

  • Transmitir confiança e ter segurança na informação passada;

  • Apresentar uma solução definitiva para as solicitações recebidas;

  • Seguir um padrão de atendimento, com políticas e processos;

  • Ouvir e entender verdadeiramente o cliente;

  • Dar total atenção ao cliente;

  • Cumprir com prazos estabelecidos;

  • Estabelecer um laço - empatia.

 

O fato de - dentre os sete fatores - apenas os dois primeiros envolverem conhecimento técnico do negócio, chama a atenção. Como é possível notar, os demais estão relacionados a habilidades de relacionamento e/ou de