A satisfação do cliente começa dentro de casa - Esteja próximo do seu time!

07/05/2017

Relatórios gerenciais, controles, orçamento, planejamento, prazos, entregas, benchmarking, análises... Essas são apenas algumas das tarefas que consomem boa parte do tempo dos principais gestores. E as pessoas? Quanto tempo do seu dia você dedica para cuidar delas?

 

 

 

Em recente pesquisa divulgada pela  Vagas Tecnologia, empresa especializada em consultoria e informatização da gestão de processos seletivos, para 60% dos funcionários, seus gestores são bipolares, autoritários, enroladores ou inseguros. Esta mesma pesquisa destacou que para mais de 50% dos entrevistados, o pior momento do dia é quando o gestor chega para trabalhar. Estes dados demonstram claramente a distancia entre líderes e colaboradores.


Muito mais que gerenciar pessoas, o papel do líder é desenvolvê-las. Esta é uma tarefa difícil que exige dedicação e tempo, principalmente em equipes maiores. A dificuldade aumenta quando o gestor possui outros líderes subordinados, como coordenadores ou supervisores. Além de desenvolver técnicos ou especialistas, será necessário desenvolver outros líderes. 


Antes de tudo é preciso estar próximo do seu time. Comumente os gestores se afastam, focando na estratégia ou na governança das companhias. Olhar apenas para números, esquecendo-se das pessoas, pode trazer consequências irreparáveis. O bom gestor deve vivenciar o calor de sua equipe, saber exatamente onde há dificuldades e quais são as forças do grupo.


Conhece a todos pelo nome? Sabe um pouco da história de cada um? Possui proximidade e confiança? Sabe dos desejos e necessidades individuais? Caso as respostas sejam negativas, busque aproximar-se de forma efetiva e verdadeira.

 

10 dicas que podem ajudar:

 

Tenha iniciativa e esteja aberto: O primeiro passo deve ser dado por você. Escolha uma oportunidade e busque a aproximação individual. Faça abordagens abertas, pergunte como estão as coisas e tente se aproximar. Mantenha sua porta sempre aberta e encoraje a entrada.   


Ouça genuinamente: Uma das grandes habilidades dos líderes de sucesso é saber ouvir com o coração, livre de preconceitos e pré-julgamentos. Preste muita atenção nas opiniões e nas críticas, estas poderão te ajudar a ter uma visão diferenciada sobre a sua área.


Seja sincero: Sinceridade é a alma do negócio! Demonstre - e tenha -  interesse pelas pessoas. Não adianta ser artificial neste tipo de aproximação.

 

Seja honesto: Nunca prometa o que você não pode dar, promessas impossíveis são artifícios para líderes que buscam apoio imediato da equipe, sendo este um erro fatal. Reconstruir confiança é sempre muito difícil. A verdade é sempre uma ótima ferramenta para criar confiança entre as partes e sempre deve ser usada, exceto se envolver informações sigilosas.

 

Desenvolva a empatia: Coloque-se no lugar dos seus colaboradores, analise suas condições de trabalho e se são tratados de forma justa. Verifique se possuem real oportunidade de crescimento.

 

Seja otimista: O tempo do chefe de cara feia já passou. Sorria. Seja um agente de entusiasmo e esperança. O gestor alto-astral aproxima a equipe.


Promova reuniões: Junte regularmente sua equipe e faça reuniões otimistas, destaque os avanços e fale sobre os desafios. Aproveite para mencionar publicamente as conquistas individuais e comemore com todos.


Ajude no desenvolvimento individual: O conceito de líder coach está cada vez mais presente. Ao invés de promover sessões, o líder coach observa as habilidades e fraquezas de cada membro do time e as aprimora durante atividades do dia a dia, focando não só no resultado geral do time, mas também na evolução de cada um. Para seu controle, monte um planejamento individual, destacando onde é preciso agir e crie metas de evolução, não esqueça de estabelecer prazos.


Esteja disposto a aprender: O melhor da aproximação é a troca, certamente é possível apreender um pouco a cada nova conversa ou experiência compartilhada. Esteja aberto a isso, genuinamente. Cada pessoa, por mais simples que seja, possui um balde repleto de experiências e ensinamentos, mergulhe e aproveite.

 

Lidere pelo exemplo e seja autentico: Suas ações devem refletir seu discurso. Seu entusiasmo, motivação e suas ações no dia-a-dia refletirão diretamente no seu time e na relação que terá com ele.


A proximidade com seus colaboradores certamente trará evolução profissional e prazer pessoal. Compartilhar os momentos difíceis e comemorar as conquistas te fará um líder mais completo, sobretudo nas habilidades humanas que o papel exige. Trate as pessoas como pessoas e não simplesmente como uma engrenagem no processo. Exerça a simplicidade nas relações com seu time, mas jamais seja simplório. Lembre-se que não há líder de sucesso sem uma equipe vencedora que o apoie.

 

Somente com uma equipe bem preparada seu cliente será bem atendido. Tudo começa na equipe!

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