Como vender mais para a sua base de clientes

12/03/2018

Tenho conversado com muitas empresas e venho percebendo uma dor comum: a grande dificuldade em converter novas vendas na atual base de clientes. Mas, qual será a dificuldade em vender mais para o cliente que já é seu?

 

Vários aspectos podem explicar essa dificuldade, alguns exemplos:

 

- Cliente insatisfeito com o produto /serviço já contratado;

- Distância entre cliente e fornecedor;

- Falta de foco na venda na base;

- Oferta de produtos não aderentes;

- Ofertar o novo produto no momento errado;

 

Existe um processo muito eficiente adotado nas empresas de software, em especial as Startups, e que vem gerando consistentes resultados. Trata-se da adoção de politicas e de uma equipe de Customer Successque será um processo natural de crescimento para sua empresa.

 

Com este time, absolutamente focado no que realmente importa para o cliente, o resultado tende a vir naturalmente, desde a ampliação da satisfação e resultados efetivos do cliente com o seu produto, até a ampliação natural da venda na base.

 

O entendimento aqui é simples. Trata-se de uma evolução no funil de vendas. Vamos cuidar mais dos clientes após a conversão e os resultados serão expressivos:

 

 

 

 

Veja como o time de CS pode tratar problemas e alavancar vendas na base:

 

- Cliente insatisfeito com o produto já comprado: Na maioria das vezes essa insatisfação deve se ao fato da expectativa não atendida entre o que foi comprado e o que foi entregue, o time de Customer Success tem como principal meta garantir que isso não aconteça.

 

- Distância entre cliente e fornecedor: Investimos muito para conseguir novos clientes e pouco depois que os temos na base. Ter um time focado em manter um relacionamento saudável, com foco nos resultados do cliente, é o que fará a total diferença neste relacionamento. É preciso que toda a empresa esteja focada e alinha com essa cultura. 

 

- Falta de foco na venda na base: Você deve ter um excelente time de vendas na sua empresa, mas o foco deles deve é, provavelmente, novos clientes e não vendas na base. A sugestão aqui é manter um time exclusivamente focado em vender para a base de clientes, seja up selling ou cross selling. Lembrando que o profissional de CS não será o vendedor, porém apoiará e será protagonista nesta nova venda.