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Customer Engagement - O caminho para resultados incríveis

23/05/2017

 

Um novo conceito começa a ganhar força no Brasil, trata-se do Customer Engagement. O engajamento (ou envolvimento) do cliente nasce no relacionamento positivo, que gera valor e participação ativa, da profunda colaboração e de experiências de qualidade entre o cliente e a empresa.

 

O engajamento do cliente é a conexão emocional entre um cliente e uma marca. Clientes altamente envolvidos compram mais, promovem mais e demonstram mais lealdade.
 

Não existe um único método de engajamento de clientes que funcione para todas as empresas em todos os setores. Entretanto, um foco sincero na empatia ajuda muito!

 

A cultura do Customer Engagement envolve cada experiência que o cliente tem com a empresa, cada contato ou interação, física ou virtual. Além disso, o quanto de sucesso o produto ou serviço trouxe para o cliente.

 

 

E o como ter clientes mais engajados?

 

É fundamental entender que o cliente é o Centro do Negócio, ele é a razão de ser da empresa e precisa ser tratado desta forma. Focar em “lucros bons”, ou seja, aqueles negócios que geram verdadeiro valor para o cliente, e não apenas receita para a empresa, é sempre uma ótima opção.

 

Fornecer uma experiência ao cliente de alta qualidade é um componente importante na sua estratégia para engajar. É comum um grande investimento para conquistar clientes. Entretanto, para ter clientes realmente engajados, é necessário investimento no pós-venda também.  Crie obsessão em ter clientes satisfeitos, preocupe-se mais com eles do que com a concorrência.

 

Que tal reunir todo o seu time para discutir formas de deixar os clientes mais felizes? Certamente ótimas ideias vão surgir.

 

Não importa o produto que você comercialize, o que você está realmente vendendo é a experiência. Tony Hsieh, fundador da Zappos, disse uma vez que “seu negócio não era para entregar sapatos ou roupas, mas para entregar a felicidade”.

 

 

Seus clientes são engajados?

 

Cliente engajado é aquele que recomenda sua empresa, que é fã, que não perde uma oportunidade de te elogiar,

 

 

principalmente em público e nas redes sociais. É um cliente leal. Uma das melhores formar de entender o nível de engajamento de seus clientes é através da metodologia NPS.

 

Uma dica: pause qualquer tarefa que você está tratando e resolva as reclamações do cliente. Seja gentil com eles. Mostre-lhes que você não está atrás de seu dinheiro, mas sim da sua confiança. Quando o serviço ao cliente torna-se a sua prioridade número 1, os clientes vão confiar mais em você e encaminhar novos clientes. Estarão engajados como seu negócio!

 

Clientes engajados geram resultados para a empresa?

 

Uma pesquisa recente conduzida pela Dynamic Markets, mostrou que 80% das empresas que reportam aumento significativo na receita afirmaram ter um programa de gestão da Experiência do Cliente em execução. Além disso, 87% dos clientes afirmaram que preferem gastar seu dinheiro com empresas que facilitam a compra e o relacionamento.

 

Medir o nível de engajamento do cliente e promover ações como base nos feedbacks recebidos é o segredo do sucesso. Não importa o seu nicho ou mercado, quando você prioriza seu cliente e pensa em seu bem-estar, você nutri um exército de defensores da sua marca.

 

 

Em resumo: Engajamento do cliente é o fruto de várias experiências positivas durante a jornada de relacionamento e do sucesso obtido na utilização do seu produto ou serviço. A palavra é simplicidade! Facilite a vida do seu cliente, torne tudo mais simples e fácil, coloque seu cliente em primeiro lugar e perceba o quão engajado ele estará.

 

Prepare-se para resultados incríveis!

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