Customer Engagement - O caminho para resultados incríveis

23/05/2017

 

Um novo conceito começa a ganhar força no Brasil, trata-se do Customer Engagement. O engajamento (ou envolvimento) do cliente nasce no relacionamento positivo, que gera valor e participação ativa, da profunda colaboração e de experiências de qualidade entre o cliente e a empresa.

 

O engajamento do cliente é a conexão emocional entre um cliente e uma marca. Clientes altamente envolvidos compram mais, promovem mais e demonstram mais lealdade.
 

Não existe um único método de engajamento de clientes que funcione para todas as empresas em todos os setores. Entretanto, um foco sincero na empatia ajuda muito!

 

A cultura do Customer Engagement envolve cada experiência que o cliente tem com a empresa, cada contato ou interação, física ou virtual. Além disso, o quanto de sucesso o produto ou serviço trouxe para o cliente.

 

 

E o como ter clientes mais engajados?

 

É fundamental entender que o cliente é o Centro do Negócio, ele é a razão de ser da empresa e precisa ser tratado desta forma. Focar em “lucros bons”, ou seja, aqueles negócios que geram verdadeiro valor para o cliente, e não apenas receita para a empresa, é sempre uma ótima opção.

 

Fornecer uma experiência ao cliente de alta qualidade é um componente importante na sua estratégia para engajar. É comum um grande investimento para conquistar clientes. Entretanto, para ter clientes realmente engajados, é necessário investimento no pós-venda também.  Crie obsessão em ter clientes satisfeitos, preocupe-se mais com eles do que com a concorrência.

 

Que tal reunir todo o seu time para discutir formas de deixar os clientes mais felizes? Certamente ótimas ideias vão surgir.

 

Não importa o produto que você comercialize, o que você está realmente vendendo é a experiência. Tony Hsieh, fundador da Zappos, disse uma vez que “seu negócio não era para entregar sapatos ou roupas, mas para entregar a felicidade”.